Inicio » Notícias » Santa Luzia amplia sua participação no Programa ICMS do Patrimônio Cultural

Santa Luzia amplia sua participação no Programa ICMS do Patrimônio Cultural

23 de junho de 2020

O IEPHA-MG (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) publicou no sábado, dia 20 de junho de 2020, a pontuação dos municípios participantes do “Programa ICMS do Patrimônio Cultural – plataforma que analisa, divulga e transfere recursos financeiros para que as cidades que resguardam seu patrimônio cultural.

Santa Luzia obteve 6,45 pontos no ano de 2019 e, este ano, conquistou 11,30 pontos. Tudo isso se deve a um trabalho contínuo da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O aumento na pontuação se deu graças às  realizações de políticas culturais,  investimentos feitos em patrimônio, educação patrimonial realizado com alunos das escolas da rede, tombamento da Fazenda da Baronesa, entre várias outras ações.

Com esta ampliação de valores, haverá mais investimento para a cidade,    possibilitando melhorias no cuidado de seus bens culturais e mais qualidade de vida para a população luziense e para os turistas.

E com intuito de aumentar  a pontuação,  será interposto um recurso junto ao IEPHA-MG para reavaliar os quesitos apresentados e valorizá-los  ainda mais. Este é mais um presente e um reconhecimento das transformações positivas pelas quais Santa Luzia vem passando. A Secretaria Municipal de Cultura irá realizar mais obras de restauração e preservação em bens culturais do município, como: obras de restauração do Museu Aurélio Dolabella, e readequação do Adro da Capela do Bonfim.
Com essas e outras ações a expectativa é  de aumentar no próximo ano mais pontos no ICMS Cultural.