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Santa Luzia apresenta índice do Ideb superior ao do Estado

23 de setembro de 2022

Índice do Desenvolvimento da Educação Básica mostra conceitos importantes para qualidade do ensino

O município de Santa Luzia apresentou, neste ano de 2022, 5,8 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), relativo ao 5º ano e 5,3 no Ideb relativo ao 9º ano. Os números são superiores à média do Estado, que apresentou 5,3 e 4,7, respectivamente.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

“No município de Santa Luzia, assim que tivemos conhecimento dos resultados, socializamos com nosso Secretário de Educação Interino, Thiago Henrique Ferreira, e toda a equipe de Coordenadores do Setor Pedagógico. Observamos que tivemos resultados positivos. Mesmo não atingindo a meta projetada, nós ficamos acima da média do estado nos 5° anos e 9° anos, segmentos que ofertamos. Estamos também com resultados positivos se compararmos com as cidades mais próximas da região metropolitana, considerando a pandemia da covid-19, período em que os estudantes foram atendidos somente remotamente, através da Plataforma COM CLIQUE, estratégia idealizada pela própria Secretaria Municipal de Educação”, disse a Coordenadora de Ação Pedagógica, Cleusa Santos.
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Na cidade já é trabalhado com o “currículo continuum”, adaptando as habilidades às necessidades de todas as turmas/estudantes, buscando sanar as defasagens apresentadas nos diagnósticos iniciais. “Essas ações foram implementadas desde o início do ano letivo, pois precisamos pensar nos resultados do IDEB e demais avaliações externas não só nos anos avaliados, mas também no trabalho que se inicia na Educação Infantil, e que continua nos anos iniciais que é o ciclo da alfabetização, até os anos complementares, ou seja, é um trabalho contínuo”, explica.

As avaliações do SAEB não foram flexibilizadas em decorrência da pandemia, ou seja, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), manteve a mesma matriz de referência utilizado nos anos de avaliação antes da suspensão das aulas presencias.

“Com base nos nossos resultados, que consideramos positivos, levando em consideração o cenário de pandemia e todas as colocações pedagógicas, é hora de debruçarmos nos resultados, escola por escola, e continuarmos com nossas intervenções pedagógicas”, conclui a coordenadora pedagógica.