Na tarde desta quarta-feira (22), o Teatro Municipal Antonio Roberto de Almeida, em Santa Luzia, foi palco da cerimônia de apresentação da nova identidade visual da cidade para a gestão 2025-2028. O evento, que reuniu mais pessoas do que as 234 cadeiras disponíveis no local, destacou o compromisso da administração com a diversidade e a inclusão.
O novo logotipo traz o nome de Santa Luzia em azul, adornado por um coração formado por peças de quebra-cabeça nas cores azul, verde claro, amarelo e laranja, simbolizando a diversidade e o respeito às diferenças. O símbolo será aplicado em placas e cartazes nos equipamentos públicos, com atenção especial às áreas de Saúde e Educação. No caso dos equipamentos de Saúde, as novas placas seguirão as diretrizes oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Discursos reforçam inclusão e comprometimento com a população
Durante a cerimônia, as autoridades discursaram na seguinte ordem: o chefe do Departamento de Comunicação, Aloney Diniz, abriu os pronunciamentos, seguido pelo secretário municipal da Educação, Heverton Ferreira de Oliveira; pela vereadora de Belo Horizonte e presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na OAB-MG, Dra. Michelly Siqueira; e, por fim, pelo prefeito Paulo Bigodinho e seu vice, Ilacir Bicalho. A cerimônia contou com tradução simultânea em Libras, garantindo acessibilidade para o público com deficiência auditiva.
Dra. Michelly destacou o pioneirismo de Santa Luzia, que, segundo ela, “é a primeira cidade brasileira a ter no logotipo de sua gestão um símbolo que remete à inclusão”. O prefeito Paulo Bigodinho reiterou o slogan da administração, “Incluir, Educar e Prosperar”, enquanto o vice-prefeito Ilacir Bicalho enfatizou que a gestão trabalhará por “uma cidade onde todos tenham vez e voz”.
Prefeito e vice também enalteceram o trabalho de Aloney Diniz, publicitário, criador do logotipo. “Esta marca simboliza nossas diretrizes”, declarou o prefeito. A criação da nova identidade visual, desenvolvida internamente, não gerou custos para os cofres do município.
Público avalia positivamente o novo símbolo
Entre os presentes, a recepção ao novo logotipo foi positiva. Bruno Soares comentou: “Achei muito bonita, um conceito interessante que, inclusive, fará com que as pessoas possam conhecer mais sobre o autismo”. Flávio Blanco também elogiou a marca: “Gostei. Achei coerente com o que foi proposto pelo prefeito em sua campanha”.
Com a nova identidade visual, Santa Luzia dá início a uma gestão que busca reforçar seus valores de inclusão e diversidade, traduzidos em um símbolo que representará a administração pelos próximos quatro anos.