Em comemoração aos 332 anos da história de Santa Luzia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, realizou nesta segunda-feira (18), a entrega da tradicional comenda Antônio de Castro Silva, a “Comenda Castrinho”, no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida. A condecoração, uma das mais relevantes do município, é destinada a pessoas que contribuem para o progresso da cidade nas categorias “Cultura”, “Ensino” e “Vida Pública”.
Os homenageados deste ano foram escolhidos por meio de votação popular, em consulta pública. Os agraciados foram: na Categoria Cultura – João Carlos Rosolini (Maestro); Categoria Ensino – Jean-Marcos Emmanuel Soares D’ Cruz (Professor); Categoria Vida Pública – Felipe Lemos de Queirós (Padre), representado por Regina Lúcia Gonçalves e Ivete Reis.
A entrega da Comenda Antônio de Castro Silva foi instituída em 1990 pela Lei Ordinária nº 1359 de 29 de março de 1990, como parte das celebrações do aniversário da cidade, no dia 18 de março. Em 02 de dezembro de 2015, por meio do Decreto nº 3076, a Comenda Castro Silva e as festividades do dia 18 de março foram oficialmente reconhecidas como patrimônio imaterial de Santa Luzia.
Jean Marcos Emmanuel Soares D’ Cruz, um dos homenageados, expressou sua gratidão ao receber a condecoração, citando as palavras de João Carlos Rosolini: “O verdadeiro mestre não é aquele que ensina, mas aquele que inspira a aprender” disse. Outro homenageado, o Maestro Carlos Rosolini, agradeceu o reconhecimento. “Fico muito sensibilizado e agradecido. Sempre me dediquei ao Coral Mater Ecclesiae e ao Coro Angélico no município. Agradeco a todos por esse momento especial”, afirmou.
Presente na cerimônia, o prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio, parabenizou todos os agraciados. “Todos são merecedores, vocês foram escolhidos por meio de votação popular. Parabéns por se dedicarem a prestação de serviços para nossa cidade, cada um na sua área de atuação”, pontuou.
A solenidade incluiu uma missa solene no Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia (Igreja Matriz), seguida pela cerimônia de entrega no Teatro Municipal da cidade. Participaram da solenidade, além do Prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio, a primeira-dama, pastora Chenia Costa, o deputado Estadual Delegado Christiano Xavier, vereadores e autoridades municipais.