Inicio » Notícias » Santa Luzia celebra os 183 anos da Batalha que marcou o fim da Revolução Liberal de 1842

Santa Luzia celebra os 183 anos da Batalha que marcou o fim da Revolução Liberal de 1842

11 de agosto de 2025

A cidade de Santa Luzia se prepara para receber, no dia 20 de agosto, a solenidade cívico-militar que marca os 183 anos da Batalha de Santa Luzia, episódio decisivo que encerrou a Revolução Liberal de 1842 em solo mineiro. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Exército Brasileiro.

Estarão presentes o prefeito Paulo Henrique Paulino e Silva, o vice-prefeito Ilacir Bicalho, o comandante da 4ª Região Militar “Região das Minas do Ouro” e da Guarnição Federal de Belo Horizonte, General de Divisão Adriano Fructuoso da Costa, além da secretária municipal de Cultura e Turismo, Regilene de Carvalho Rodrigues.

A programação começa às 9h, na Avenida Engenheiro Felipe Gabrich, no Muro de Pedras, com o hasteamento das bandeiras e a colocação de uma corbelha de flores no Marco do Centenário, em homenagem aos combatentes que participaram da batalha em território luziense.

Às 10h, no Largo do Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia, ocorre a cerimônia de entrega da Medalha “Cruz da Batalha de Santa Luzia”, destinada a homenagear personalidades que se destacam em três áreas:

  • Ensino: Professora Cláudia Aparecida Lara Augusto
  • Identidade Cultural: Artista Gramaloka Gonzales (Gramaloka)
  • Vida Pública: Deputado Federal Luis Henrique de Oliveira Resende (Luís Tibé)


A solenidade será encerrada com o desfile da tropa do Exército Brasileiro e a apresentação da Banda de Música do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha.

Militares devem comparecer em uniforme 9º B2 ou correspondente.