Inicio » Notícias » Santa Luzia comemora 180 anos do término da Revolução Liberal de 1842

Santa Luzia comemora 180 anos do término da Revolução Liberal de 1842

20 de agosto de 2022

Santa Luzia comemora, neste sábado (20), um dos momentos mais importantes da história da cidade e de Minas Gerais: o término da Revolução Liberal de 1842, que teve a última batalha em solo luziense. Em função disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu uma bela cerimônia cívico-militar, com a presença de diversas autoridades, entregando a comenda Laurea Cruz da Batalha para três personalidades: o historiador Marco Aurélio Carvalho Fonseca, a professora Sandra Maria Gabrich e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Wander Carvalho Júnior.

O evento começou com a cerimônia presidida pelo Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, estudioso da Revolução Liberal de 1842, que presenteou o Comandante da 4° Região Militar, o General de Divisão Paulo Alípio Valença e o prefeito Pastor Sérgio com documentos históricos e um livro datado de 1844, escrito por Padre Marinho, que esteve na batalha.

“Esse é um momento que faz parte da história de Santa Luzia e que todos nós temos orgulho de lembrar e valorizar nesses 180 anos. Temos a responsabilidade de conduzir a cidade, baseados nos preceitos dos grandes nomes desse movimento. É uma honra estar presente em um momento como este”, disse o prefeito Pastor Sérgio.

O orador oficial do evento foi o presidente da Associação Cultural e Comunitária de Santa Luzia, Adalberto Andrade Matheus, que falou sobre importantes personalidades luzienses, que também foram fundamentais na cultura e na história da cidade.

Fato de grande importância, a Revolução Liberal foi um movimento revolucionário que está inserido no quadro de rebeliões liberais que marcaram o período das Regências e o inicio do Segundo Reinado. As tropas conservadoras de Duque de Caxias enfrentaram os liberais, comandados por Teófilo Ottoni, na última batalha – entitulada Batalha de Santa Luzia, uma das mais importantes lutas armadas do segundo império.