A Prefeitura de Santa Luzia iniciou em Novembro o desenvolvimento para a implantação de software web para o protocolo digital dos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e para a respectiva análise dos processos. Dentre os serviços que serão prestados através do software, estão os de licenciamentos de obras, posturas e engenhos de publicidade, processos de parcelamento do solo, além da emissão de certidões diversas, EIV, dentre outros serviços.
Atualmente a tramitação de todos os processos acontece de forma presencial, com a necessidade do deslocamento do requerente até a Prefeitura, tanto para a abertura do protocolo, quanto para a retirada e complemento de documentos ao processo. O serviço realizado em formato físico, especialmente as análises de projetos em pranchas, geravam quantidades excessivas de papel para o requerente, trabalho manual e repetitivo para o servidor, e longos períodos de espera para deferimentos dos processos.
A administração municipal utilizará desse sistema visando a otimização dos processos, a melhoria da produtividade, do desempenho, da eficiência na tramitação dos processos e da comunicação com o munícipe, além de criar melhores condições e indicadores para o controle e gerenciamento da qualidade dos serviços prestados pela Secretaria.
A Prefeitura disponibilizará juntamente com a empresa contratada, treinamento para os servidores e para os munícipes.
A expectativa de lançamento do sistema é para o primeiro trimestre do ano de 2022.