Inicio » Notícias » Santa Luzia implanta sistema de reconhecimento facial para reforçar segurança

Santa Luzia implanta sistema de reconhecimento facial para reforçar segurança

28 de fevereiro de 2025

A cidade de Santa Luzia deu um passo significativo no monitoramento urbano com a implantação de um sistema de reconhecimento facial, integrado à vigilância eletrônica já existente. A partir desta sexta-feira (28), 15 câmeras passaram a contar com inteligência artificial para identificar pessoas com mandado de prisão em aberto.

As novas câmeras fazem parte do “Sistema Olho Vivo”, que abrange cerca de 1.500 dispositivos de vigilância, incluindo câmeras particulares e instaladas em equipamentos públicos, como o Ministério Público e o Tribunal do Trabalho. Dentre elas, 34 são do tipo 360º, com zoom de longo alcance.

O sistema de reconhecimento facial opera em pontos estratégicos da cidade, permitindo que, ao identificar um rosto presente no banco de dados de foragidos, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar possam agir rapidamente. Quando uma correspondência é detectada, um alarme sonoro é disparado na sala de monitoramento da GCM, instalada na prefeitura.

A tecnologia foi implantada pela mesma empresa responsável pela operacionalização do sistema Olho Vivo em Santa Luzia. Além do município, o reconhecimento facial já está em uso em São Paulo, Pedro Leopoldo e está em fase de implantação em Belo Horizonte.

Segundo o tenente-coronel Frederico Prado, comandante do 35º Batalhão da Polícia Militar, unidade responsável por Santa Luzia, a iniciativa fortalece a segurança na cidade. “Trata-se de uma tecnologia agregada ao policiamento que em muito potencializa as ações policiais”, afirmou.

O sistema estará em fase de testes durante o período de carnaval, permitindo ajustes para sua plena operação nos próximos meses.