Na manhã dessa terça-feira (19), a Prefeitura de Santa Luzia deu início às barreiras sanitárias para controlar o acesso à cidade, conscientizando a população e fazendo a aferição da temperatura. A ação é embasada no decreto municipal 3.571, publicado na última segunda-feira (18) e tem o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus, preservando a saúde da população.
A fiscalização foi realizada durante toda manhã nos três portais de entrada da cidade e a proposta é que seja estendido para os próximos dias. Além do rastreamento clínico, a fiscalização ainda cumpre o papel de tirar as dúvidas das pessoas abordadas. “É uma ação que também tem o cunho educativo. Orientamos sobre o uso correto das máscaras, como higienizar as de pano e descartar as demais; sobre a higienização das mãos e o que fazer quando entram em contato com uma pessoa que testa positivo para a Covid-19”, explica a dentista Franciele Oliveira, da Unidade de Saúde Celso Diana. Além disso, as pessoas que apresentam temperatura superior a 37,8 graus são orientadas a observarem os sintomas, se isolarem e buscarem uma unidade de saúde em caso de agravamento.
E a população aprovou a iniciativa. “Acho muito bacana. É preciso conscientizar a população e cada um deve fazer a sua parte”, disse a comerciante Gislaine de Souza Lima, que mora em Belo Horizonte e estava passando pela cidade. O motorista de aplicativo Vander Santos concorda. Com uma embalagem de álcool em gel ao lado, ele mostrou que tem seguido as orientações necessárias para evitar o contágio. “É excelente. Muita gente não tem consciência do que está acontecendo. Por isso, é muito importante”, destacou.
Essa é mais uma das medidas adotadas pela Prefeitura para minimizar o aumento de casos na cidade. No último final de semana, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e de Obras fizeram a desinfecção de locais públicos com grande movimentação de pessoas, como a Avenida Brasília, Rua do Comércio, e outros. As ações também contam com o apoio da Guarda Civil Municipal e demais secretarias municipais.