Inicio » Notícias » Santa Luzia no combate à Sífilis

Santa Luzia no combate à Sífilis

29 de julho de 2022

O combate à sífilis no país segue como ação prioritária. Mesmo em meio à pandemia da covid-19, o município de Santa Luzia vem executando diversas estratégias para o controle da doença, ofertando testagem e tratamento gratuito, inclusive durante o pré-natal, nas 26 unidades básicas de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento. Outra estratégia são as ações de enfrentamento com pesquisa, diagnóstico e tratamento; além de campanhas periódicas, com informações de conscientização para a população.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Sífilis, de janeiro a junho de 2022 foram notificados 206 casos de sífilis no município, sendo 135 casos de sífilis adquirida. A maior parte das notificações ocorreu em indivíduos entre 19 e 29 anos (36,29%). Em gestantes, foram 55 casos e 16 casos de sífilis congênita, quando a gestante passa a doença para o bebê.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) considerada um problema de saúde pública. A doença pode ser transmitida por relações sexuais, de maneira vertical (da mãe para o feto) e por transfusão de sangue. O município monitora a infecção por meio das notificações de sífilis adquirida, que abrange toda a população; de sífilis congênita, que trata dos casos de transmissão vertical; e de sífilis em gestante, que compreende os casos diagnosticados durante a gestação, pré-natal e parto, com a finalidade de evitar a transmissão vertical. O tratamento é realizado com a aplicação de penicilina benzatina, oferecida gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.