Inicio » Notícias » Santa Luzia publica edital de licitação para construção do Mercado do Produtor Rural e faz anúncio em reunião com representantes e produtores

Santa Luzia publica edital de licitação para construção do Mercado do Produtor Rural e faz anúncio em reunião com representantes e produtores

10 de março de 2022

Santa Luzia vai passar direto de cidade sem mercado para cidade com dois mercados! Além do tão aguardado Mercado Municipal, cujas obras no Centro Novo já estão 30% concluídas, a cidade em breve contará também com um Mercado Municipal do Produtor Rural, a ser construído no mesmo bairro. O edital de licitação (010/2022), na modalidade Tomada de Preços, já se encontra publicado e a abertura dos envelopes está agendada para as 10h da quinta-feira, dia 24 de março, na sede da Prefeitura. A data para entrega da obra será estipulada no contrato firmado entre a administração municipal e a empresa vencedora.

O Mercado do Produtor Rural será construído na Rua Sargento Carlos Roberto Vieira (Rua 9), no quarteirão entre a Rua Carlos Alberto Scaldini Garcia e as avenidas Selma Maria da Silva e Décio de Araújo, será constituído de um amplo galpão equipado com bancadas para os boxes e o terreno ocupará uma área de 5.630m2. A área total da edificação será de 486m2 e a área construída/pavimentada de 1.631m2. A expectativa é que com este novo mercado, que comercializará hortifrutigranjeiros e laticínios, haja um contato maior e mutuamente benéfico tanto para o produtor quanto para a população. “A ideia é fomentar a produção agropecuária do município”, esclarece o secretário de meio ambiente, agricultura e abastecimento, Wagner Silva da Conceição.

A Prefeitura está definindo questões relativas à gestão do futuro mercado e estava considerando entregá-la à própria Secretaria do Meio Ambiente ou a uma empresa terceirizada. Na manhã desta quinta-feira (10), contudo, em uma reunião no gabinete, o projeto do mercado foi apresentado ao Sindicato dos Produtores Rurais, à Associação dos Produtores Rurais, à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater – MG) e a alguns produtores cidade. Com isso surgiu uma terceira possibilidade: a de que a administração do novo espaço ficasse a cargo das entidades de classe. O Executivo considerou ser esta a melhor escolha e serão os próprios produtores, portanto, que receberão a concessão do gerenciamento do novo equipamento. Ao novo gestor caberá conduzir a distribuição e a disposição dos espaços entre os concessionários, dentre outras atribuições.

Também, a Prefeitura está em tratativas com os demais 15 municípios integrantes do CISREC – Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário, ao qual pertence, para a implantação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, de forma consorciada para certificação dos produtos, que é uma exigência federal para garantir a qualidade de todo produto de origem animal. A operacionalização do serviço pelo consórcio – e não pelo município – traria inúmeras vantagens: pouparia a cidade de ter de montar um laboratório de análises e uma equipe de técnicos e médicos veterinários, diluiria custos e, principalmente, criaria a possibilidade de os produtores dos municípios envolvidos comercializarem com as populações de todos os demais, ampliando consideravelmente tanto a oferta de produtos quanto o mercado consumidor.

“Estamos com uma expectativa muito grande. Essa é uma porta que se abre para os produtores rurais da cidade. Nunca tivemos uma estrutura como essa e com o mercado, um local que será permanente, teremos condições mais adequadas para comercializar nossos produtos. Acredito muito nesse projeto”, destacou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, o produtor João Dias.