Os secretários municipais de Educação dos municípios que compõem o CISREC – Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário, que são: Baldim, Capim Branco, Confins, Funilândia, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Santana do Riacho, São José da Lapa e Vespasiano, estiveram reunidos na segunda-feira (03) para discutir a segurança da volta às aulas presenciais.
Por meio da Câmara Técnica da Educação do CISREC, foi idealizado e protocolado junto à GRANBEL – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, um documento que apresenta questionamentos e direcionamentos, a serem enviados ao governo estadual, sobre um retorno de atividades escolares presenciais com garantias e ações que primem pela segurança de toda a comunidade escolar.
Na terça-feira (04) foi realizada, em Vespasiano, uma reunião da GRANBEL, com a presença de vários prefeitos e secretários municipais de Educação, na qual ficou decidido o não retorno das atividades presenciais até que haja uma organização, por parte do estado, em conjunto com os municípios, que promova garantias mínimas de segurança e suporte aos professores, profissionais da Educação, alunos e pais de alunos, quando as aulas presenciais retornarem.
Pautas como vacinação de profissionais da Educação e ampliação do suporte na Saúde, entre outras, serão repassadas ao estado, por meio de uma comissão, composta por secretários municipais de Educação e prefeitos, designada na reunião da GRANBEL, a qual negociará com o governo estadual condições mínimas para o retorno das atividades escolares presenciais.
A comissão dos secretários (as) municipais de Educação ficou composta por: Dolores Kícila – Ribeirão das Neves, Fernanda Silveira Silva – Sabará, Ana Paula Lemos – Ibirité, Laís de Castro Brant – Vespasiano, Ermelindo Martins – Santa Luzia e Marilene Pimenta – Betim. Já os integrantes da comissão dos prefeitos (as) são: Eloisa Helena – Pedro Leopoldo, Eneimar Marques – Jaboticatubas, Willian Parreira – Ibirité, Marília Campos – Contagem e Junynho Martins – Ribeirão da Neves. Participou da reunião, também, o vice-prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio.
“Considero de grande importância o diálogo que os municípios da região metropolitana estão tendo, na busca de uma saída única para o grande desafio que a Educação está vivenciando neste momento”, disse Ermelindo Martins, secretário de Educação de Santa Luzia. As comissões deverão reunir-se novamente na quarta-feira (05) para dar continuidade às deliberações.