Enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos do município seguem nos treinamentos e capacitações sobre as arboviroses

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã da última quarta-feira (22), uma reunião com profissionais da Atenção Primária em Saúde, Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto, UPA São Benedito e do Hospital São João de Deus. O tema abordado foi arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.
O encontro foi promovido pela vigilância epidemiológica do município, no qual foram informados os dados epidemiológicos, fluxograma municipal e orientações sobre coleta laboratorial de exames que detectam a dengue, zika e chickungunya. Na ocasião, a Vigilância Sanitária abordou sobre doenças de transmissão hídrica e alimentar.
As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Alerta!
No inicio deste mês, o Ministério da Saúde fez um alerta para possível epidemia de dengue em Minas Gerais. O estado mineiro já ficou entre os estados com mais casos de dengue em 2023 e, segundo a pasta federal, tem “potencial epidêmico” para o ano que vem.
Desta forma, alerta a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde que devem ser mantidas as medidas de prevenção e de combate ao mosquito – sobretudo porque em breve começa o período chuvoso e há a tendência de que haja aumento expressivo no número de casos de contaminação. É essencial que toda a população colabore com o combate ao mosquito Aedes Aegypti e com os esforços para que o mosquito possa ser vencido na nossa cidade.