Teve início na quarta-feira (23), em Santa Luzia, o XVIII Congresso Nacional da Federação Pueri Cantores Brasil, evento musical e religioso que reúne cerca de 400 participantes, entre corais de diferentes cidades das regiões sul e sudeste do Brasil. A programação vai até domingo (27), com apresentações no Santuário de Santa Luzia e a participação inédita da recém-fundada Orquestra Sinfônica de Santa Luzia, composta por 20 músicos.
Esta é a primeira vez que o congresso é realizado integralmente na cidade, graças à articulação do maestro Paulo Ricardo, atual regente do Coral Mater Ecclesiæ, que também comemora 30 anos de sua fundação. Este congresso conta com apoio da Prefeitura de Santa Luzia, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer, em parceria com o Coral Mater Ecclesiae.
Estão presentes coros infanto-juvenis das cidades de Santa Luzia, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Itabirito, Pratápolis, Cássia, Passos (MG), Itajaí (SC) e Campo Largo (PR). As apresentações ocorrem na Igreja Matriz sempre às 19h — na quinta, com quatro corais, e nesta sexta-feira (25), com cinco, encerrando-se por volta das 21h. No sábado (26) não haverá atividades abertas ao público.
O ponto alto será no domingo (27), às 10h, com a Missa de Encerramento, também no Santuário de Santa Luzia. Embora tenha sido inicialmente divulgada para ocorrer no Ginásio Poliesportivo, a celebração foi remanejada por motivos técnicos. Nessa cerimônia, os nove corais participantes se apresentarão em conjunto, acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Santa Luzia, que faz ali sua estreia oficial perante a comunidade.
O repertório da missa incluirá peças compostas especialmente para o congresso, com destaque para a execução da “Missa em Fá maior”, do compositor mineiro José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, referência da música sacra do período colonial no Brasil.
A iniciativa reforça o papel da cidade na valorização da música sacra e no estímulo à formação musical de crianças e adolescentes. O maestro Paulo Ricardo, idealizador da nova orquestra, é natural de Belo Horizonte e reside em Santa Luzia. Iniciou sua formação musical aos 8 anos de idade e, aos 15, já estudava regência. Foi também menino cantor do Coral Mater Ecclesiae. Há oito anos, está à frente deste coral, formado exclusivamente por meninos. Também participa do congresso, como coro convidado, o Coral Regina Cœli, composto apenas por meninas.
O XVIII Congresso Pueri Cantores Brasil é um evento de intercâmbio artístico e espiritual, promovido em diferentes regiões do país desde os anos 1990, sempre reunindo jovens em torno da música sacra e do canto coral. A edição em Santa Luzia marca um novo momento para a cena cultural e religiosa da cidade.