Inicio » Notícias » Secretaria de Desenvolvimento Econômico faz cerca de 150 atendimentos diários via whatsapp

Secretaria de Desenvolvimento Econômico faz cerca de 150 atendimentos diários via whatsapp

1 de junho de 2023

Neste mês de junho completa-se um ano desde da implementação do atendimento via WhatsApp da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico para empreendedores e trabalhadores. Atualmente, o número de consultas diárias pelo sistema já chega a 150 e neste primeiro ano de funcionamento foram milhares os empresários e trabalhadores luzienses que tiveram suas necessidades atendidas e dúvidas esclarecidas graças à novidade.

Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ampliou os horários dos atendimentos, a fim de acompanhar o horário comercial das empresas. A partir de agora, os contribuintes poderão receber orientações quanto a registro empresarial e MEI nos seguintes horários: segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 19h e aos sábados das 8h às 14h.

O atendimento de empresários via whatsapp facilita o acesso aos serviços oferecidos pela Sala Mineira do Empreendedor, uma vez que dispensa o comparecimento presencial à Prefeitura, com ganho de tempo e redução de custos.

Através do número (31) 3649-7797 (whatsApp), estão disponíveis os seguintes serviços: Para MEIs, a emissão de guias de contribuição mensal, emissão de comprovante de CCMEI, parcelamento de débitos, declaração anual de faturamento, alteração de endereço e de atividades, orientações e processo de inscrição municipal para emissão de Nota Fiscal de Serviços e abertura e baixa de MEI. Para empresários que não são MEIs o serviço também é muito útil ao disponibilizar consultas e instruções sobre a situação do Alvará de Funcionamento. E igualmente para os trabalhadores luzienses, ao permitir o cadastramento de currículos no Banco de Currículos da Prefeitura. Além disso, pelo novo serviço, ainda são oferecidas consultorias a todos.

A implementação do atendimento via whatsApp foi realizada a custo zero para os cofres públicos, uma vez que a contratação do serviço WhatsApp Business é gratuita para até quatro atendimentos simultâneos. “Nosso intuito é facilitar ao máximo a vida do empreendedor, prestando-lhe todo apoio e ajudando-o a alavancar seus negócios”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Luiz Santos. E, a julgar pela satisfação dos usuários do novo sistema, esse objetivo vem sendo atingido.

“Facilitou demais. Eu tinha dificuldade com documentação, mas tudo foi resolvido com rapidez e boa vontade dos atendentes”, conta Ana Paula Guimarães Pacheco, que há um ano montou um restaurante e lanchonete no bairro Frimisa. A mesma opinião tem Ismênia dos Santos Gonçalves, que há três anos fabrica doces e salgados em sua própria casa, no bairro Nova Esperança: “Quando precisei, fui muito bem atendida. Eles resolveram tudo e tiveram paciência para esclarecer as minhas dúvidas”, disse.