Inicio » Notícias » Secretaria de Educação lança exposição virtual com resultados do projeto “Era Uma Vez”

Secretaria de Educação lança exposição virtual com resultados do projeto “Era Uma Vez”

11 de novembro de 2022

Os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 foi o tema deste ano do “Projeto Era Uma Vez”, iniciativa pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, destinada a todos os alunos da rede municipal de ensino. Nesta sexta-feira (11), aconteceu o lançamento da exposição virtual “100 anos de literatura e arte após a semana de 22: valorização da identidade e da cultura brasileira”, reunindo fotos de todo trabalho desenvolvido ao longo do ano, nas 34 escolas e umeis.

A exposição é a culminância do trabalho. Durante o evento de lançamento, o Secretário Municipal de Educação, Ocimar do Carmo, destacou a diversidade do nosso país e as riquezas culturais existentes em cada região brasileira, material suficiente para trabalhar com os alunos. “Todos os profissionais que desenvolvem o trabalho dentro das escolas estão de parabéns e devem ser reconhecidos pela Educação em Santa Luzia”, destacou. E a eficiência desses profissionais, unido ao tema desafiador, despertou verdadeiros dons artísticos nos alunos. “A Semana de Arte Moderna é um marco na nossa cultura. E a pintura, a leitura e a arte estão diretamente ligadas ao aprendizado”, frisou a Superintendente de Ação Pedagógica, Cleusa Santos.

Julia Emanuele Silva é aluna do 9º ano da Escola Municipal Dulce Viana de Assis Moreira. Amante da leitura e da escrita, ela aprovou a experiência. “Com o trabalho aprendi a conviver mais com as pessoas, a desenvolver melhor meu texto e minha leitura. Adorei fazer esse trabalho e faria várias outras vezes”, disse. Ao lado dos colegas de escola, Julia apresentou o Sarau Travessia, que contou com apresentações musicais e leitura de poesias escritas pelos próprios alunos.

Quem também ficou feliz em participar do projeto foi Fabiana Faustino de Jesus. Aluna da EJA (Educação para Jovens e Adultos), da Escola Municipal Ana Zélia de Morais Lara, Fabiana trabalhou com os colegas a escritora Carolina Maria de Jesus. “A história da autora nos motiva e correr atrás dos nossos objetivos. Quando comecei os estudos fiquei muito curiosa de como tudo tinha acontecido. Ela é uma prova de que uma catadora, como ela era, pode ter um futuro melhor”, disse encantada.

Foram várias histórias contadas, pinturas feitas e trabalhos apresentados. Após dois anos de pandemia, com o projeto incerto, o retorno trouxe um frescor para todos. Os trabalhos foram desenvolvidos nas escolas, envolvendo alunos desde a educação infantil até o fundamental II e toda equipe de profissionais.