
Neste último sábado (21), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou, na Praça da Savassi, no bairro Palmital, uma ação em comemoração ao Dia Nacional de Combate à sífilis. Durante toda a manhã, mais de duzentos testes rápidos foram realizados entre sífilis, HIV e hepatites, além de terem sido entregues materiais educativos e preservativos para a população.
O município de Santa Luzia vem executando diversas estratégias para o controle da sífilis, ofertando testagem e tratamento gratuito, inclusive durante o pré-natal, nas 26 unidades básicas de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento. Outras estratégias são as ações de enfrentamento com pesquisa, diagnóstico e tratamento; além de campanhas periódicas, com informações de conscientização para a população.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) considerada um problema de saúde pública. A doença pode ser transmitida por relações sexuais, de maneira vertical (da mãe para o feto) e por transfusão de sangue. O município monitora a infecção por meio das notificações de sífilis adquirida, que abrange toda a população; de sífilis congênita, que trata dos casos de transmissão vertical; e de sífilis em gestante, que compreende os casos diagnosticados durante a gestação, pré-natal e parto, com a finalidade de evitar a transmissão vertical.