Polícia Militar dá palestras em UBSs sobre os direitos da mulher
Como parte das atividades comemorativas da Semana da Mulher, de 9 a 13 de março, foi realizada na tarde desta quarta-feira (11), nas dependências da Unidade Básica de Saúde Celso Diana, no bairro Palmital, uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e sobre os direitos da mulher, ministrada pelo cabo PM Júnio Roberto Aureliano Matos.
Na plateia, cerca de 25 mulheres ouviam atentas relatos sobre formas de prevenção do feminicídio e instruções sobre as ações a serem tomadas em casos de agressão, física ou não, doméstica ou não. O evento repetiu-se simultaneamente em outras UBSs da cidade e a iniciativa partiu da secretaria de Saúde de Santa Luzia.
“É uma forma de trazermos esclarecimentos à população, que é carente inclusive de informações”, disse a coordenadora da palestra na UBS Celso Diana, a enfermeira Luciana Veríssimo Duarte, que concluiu: “Aqui, as mulheres estão sanando suas dúvidas sobre a Delegacia da Mulher e sobre como agir em casos de violência. Porque a lei existe no papel, mas as pessoas não sabem seus direitos”.
Dentre as espectadoras, a opinião sobre a iniciativa era positiva: “Algo assim é ótimo, porque precisamos de orientação para ficar a par dos nossos direitos”, disse Ivanete Aparecida Pereira, moradora do Bairro Palmital. “Nosso intuito é esclarecer sobre os direitos e deveres da mulher, bem como trazer uma maior compreensão sobre as situações domésticas que costumam gerar violência, como, por exemplo, marido desempregado tornando-se agressivo. Também tentamos fazer a mulher entender quando é o momento de uma ação mais drástica, como buscar a separação”, disse o palestrante, cabo Aureliano.
Já na quinta-feira (12) foi realizada no mesmo local uma ação de saúde preventiva, inclusive com exames rápidos para DSTs, ou doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.
Palestra em UBS esclarece dúvidas sobre o câncer de mama
Também na manhã da quinta-feira (12) foi a vez da UBS São Cosme realizar atividades em comemoração a semana da mulher. A unidade de saúde promoveu uma palestra sobre o câncer de mama, na qual foi abordada a importância da mulher se conhecer, se tocar e realizar o autoexame das mamas. A equipe de enfermagem explicou o que é o câncer de mama, fatores de risco, cuidados, e fez um importante alerta: “Ao sinal de qualquer anormalidade, presença de possíveis nódulos, é necessário procurar orientação médica”, disse a palestrante.
Como parte da palestra, a equipe de enfermagem da unidade de saúde explicou passo a passo como realizar o autoexame e distribuiu panfletos educativos sobre o procedimento.
“O mês de março é considerado o mês lilás em comemoração ao Dia (8) e à Semana da Mulher, celebrada de 9 a 13 de março. É muito importante a abordagem da saúde feminina na atenção primária porque a mulher está à frente da casa, cuidando do lar e muitas vezes se esquece da sua saúde, então temos sempre que realizar essas ações nas UBSs para fortalecer o vínculo com a comunidade e incentivar a promoção, a prevenção e a proteção da saúde”, explicou a enfermeira Lívia Souza.
Atenta às orientações prestadas pelos profissionais, a técnica de contabilidade Maria da Conceição Corsino elogiou a iniciativa: “Para nós mulheres é muito importante ter informações sobre os cuidados que devemos ter com a saúde. Gostei das atividades, pois foram muito explicativas. E o dia da mulher é todo dia”, disse.
Ao final do evento, as participantes tiveram a oportunidade de fazer gratuitamente uma limpeza de pele.
As atividades em comemoração à Semana da Mulher estão sendo realizadas no decorrer da semana em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.