
A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), realizou nesta segunda-feira (6), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, o Seminário de Preparação para o Período Chuvoso, com foco nas chuvas dos próximos meses. O evento é uma estratégia da Semana Nacional de Redução de Desastres, com objetivo de discutir ações de enfrentamento às chuvas.
Durante a abertura do evento, as autoridades presentes falaram sobre a importância do tema e das discussões acerca do assunto. “Tantos atores aqui reunidos com um único propósito, preservar vidas. Nesses últimos anos, infelizmente tivemos três óbitos ocasionados pelas chuvas, mas podem ter certeza que iremos continuar trabalhando para evitar que situações como essas voltem a ocorrer em nossa cidade”, disse o prefeito Pastor Sérgio, que ressaltou que o município pleiteia recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, a fim de construir moradias de baixo custo para a população que vive em áreas de risco.

O seminário teve início às 9h, com a apresentação de cães do Pelotão de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, do Corpo de Bombeiros. Em seguida, o Coordenador Estadual Adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel PM Carlos Eduardo Lopes palestrou sobre o sistema nacional de Defesa Civil e a importância da integração no trabalho desenvolvido na prevenção de desastres e preservação da vida. Ainda no período da manhã, o tenente-coronel Eduardo Oswaldo do Comando de Aviação do Estado, falou sobre o emprego das aeronaves como forma de agilizar o tempo de resposta em resgates. Ainda foram abordadas palestras com os seguintes temas: Comunicação em desastres; Ações de resposta e enfrentamento no período chuvoso; Importância do monitoramento em tempo real e alertas preventivos; Aplicativos de bloqueio de vias estaduais e Aplicativo Prox – Astrid Vale S/A.
No intervalo das palestras, a Coordenadora da COMPDEC Santa Luzia, Lorena Borges homenageou parceiros e profissionais que atuam e atuaram no município durante o período chuvoso, ressaltando a grande contribuição que esses profissionais vêm prestando para garantir a prevenção de desastres, preservação de vidas e resposta em situações de crise.

Diversas autoridades também estiveram presentes no seminário, como o comandante do 3º Batalhão dos Bombeiros Militares de Minas Gerais, tenente-coronel Fábio Dias; o comandante da 3ª Região Militar, Coronel Jarson Hansen; o comandante do 35º Batalhão PM, tenente-coronel Rubens Valério, o presidente da Câmara Municipal Waguinho Andrade, Coordenadorias de Defesa Civil de outros municípios mineiros, entre outros.