Um espetáculo de música evangélica, com entrada franca, do cantor e compositor evangélico Paulo Cesar Baruk, encerra hoje à noite, às 20h, o 1º Encontro Nacional de Muladeiros de Santa Luzia, que agitou por 10 dias o Parque de Exposição da Fazenda Boa Esperança.
Nos recintos pecuários, as atividades foram encerradas ontem à noite, com provas de marchas de muares em três categorias sociais (não oficiais): muladeiros mirins (até 12 anos), muladeiras e muladeiros patrões (proprietários dos animais). Ao longo de todo o domingo, foram 6 categorias que disputaram prêmios na arena da fazenda.
A feira foi um sucesso, tendo atraído dezenas de milhares de pessoas para os shows musicais e as demais atividades realizadas, como exposição de cavalos e mulas, concursos de muares, torneio leiteiro, workshop de tosa, curso e concurso de ferrageamento. Também, entre os dias 18 e 21, foram realizados vários cursos: “Produção de Silagem de Milho” (Emater MG), “Suplementação de volumoso e concentrado no período seco” (Extensão Agro), “Seminário sobre Selo de Inspeção Municipal – SIM” (Cisrec), Importância do uso do reprodutor PO (ABCZ), “Registro de avicultura de postura para pequenos produtores” (IMA) e “Implantação e registro de entreposto de ovos” (Emater MG).
Tudo entre diversos estandes de selaria, vestuário e apetrechos; barracas de comidas típicas e artesanato, em um ambiente familiar para todas as idades.
A realização foi do Sindicato Rural de Santa Luzia com apoio da Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Lei 13.019/14 e da Emater – Empresa de Assistência Técnica e de Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Participaram do evento grandes expositores, como Massey Ferguson, Sicoob, Sicredi, Dodge Ram, e a ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu, exibindo seus produtos e novidades.
A feira aqueceu a economia de Santa Luzia, ao atrair visitantes e movimentar o comércio local. Segundo um dos organizadores, o secretário municipal de Habitação, Regularização Fundiária, Agricultura e Abastecimento, Marlon Resende, outros eventos de igual porte deverão ser realizados no município: “A Fazenda Boa Esperança foi totalmente reformada para receber o 1º Encontro de Muladeiros. Agora temos estrutura para trazer novos eventos do mesmo porte sempre que possível”, disse ele.