Inicio » Notícias » SMED realiza certificação ocupacional em Gestão Escolar

SMED realiza certificação ocupacional em Gestão Escolar

20 de outubro de 2025

Ação da Secretaria de Educação é passo inicial para o processo de consulta pública para os cargos de diretor, vice-diretor e coordenador de unidade.

No último fim de semana, o auditório do Centro Municipal de Educação Integral sediou o processo de certificação ocupacional para gestão escolar, promovido pela Secretaria Municipal de Educação para aproximadamente 350 servidores que se inscreveram conforme edital divulgado em 24 de setembro de 2025 para toda a rede municipal.

A certificação ocupacional de gestão escolar busca, por meio de curso, preparar e alinhar os conhecimentos político-institucionais, pedagógicos, administrativo-financeiros e pessoal-relacionais, bem como as competências atitudinais necessárias ao satisfatório desempenho dos cargos comissionados de coordenador de unidade escolar, diretor escolar e vice-diretor escolar, podendo ser utilizada como requisito para o servidor participar do processo de escolha em sua unidade.

O processo formativo, liderado pelo secretário municipal de Educação, professor Heverton Ferreira, abordou, no turno da manhã, a legislação municipal com foco nos deveres e direitos dos servidores públicos, o conhecimento da estrutura da Secretaria e de seus regramentos, e a importância de o trabalho do gestor ser pautado pelos princípios constitucionais da impessoalidade, publicidade, legalidade, moralidade e eficiência.

Matheus Felipe, atual vice-diretor na rede e um dos participantes do curso, ressaltou que “participar do curso de certificação foi uma experiência extremamente enriquecedora. O conteúdo abordado ampliou sua compreensão sobre a complexidade da gestão escolar, as responsabilidades do cargo e a importância do trabalho em equipe. A formação permitiu refletir sobre práticas de liderança mais humanas, estratégicas e colaborativas, que fortalecem o ambiente escolar e contribuem para uma educação de qualidade”.

No turno da tarde, o curso abordou a matriz de competências gerais do diretor escolar, com base nas orientações do Conselho Nacional de Educação, com foco nas dimensões político-institucionais, pedagógicas, pessoal e relacional, e administrativo-financeiras.

Amanda Kelly, supervisora pedagógica na rede, destacou a qualidade da formação, a clareza e a objetividade de todo o processo formativo, que vai garantir maior preparo e qualidade para o trabalho desenvolvido nas escolas: “A formação foi de grande relevância, ampliou meus conhecimentos e reforçou o papel do diretor como agente de transformação da realidade, com base em práticas atualizadas de gestão”.

O resultado com os nomes de todos os servidores certificados será publicado no Diário Oficial do Município no dia 24 de outubro e terá validade de dois anos, sem possibilidade de prorrogação.