A prefeitura de Santa Luzia começa a se preparar para armar a Guarda Civil Municipal. O Subcomandante Rodrigues, instrutor de armamento e tiro credenciado pela polícia federal participou, nos dias 20 e 21 de fevereiro, em São Paulo, de um treinamento para aprimorar seus conhecimentos no manuseio e emprego de armas de fogo, inclusive em situações de confronto e maior estresse.
A intenção é que Rodrigues ministre treinamentos aos demais servidores da Guarda Civil de Santa Luzia, na preparação do órgão para o uso deste equipamento de segurança nos trabalhos. “A GCM tem hoje profissionais dedicados, mas que precisam se aprimorar para melhor atender a população. É isso que temos buscado em cada capacitação, preparar a Guarda, para que em um futuro bem próximo, esteja trabalhando com armas de fogo, e poder garantir com mais eficácia e eficiência a segurança de todos os munícipes”, informou o subcomandante.
O uso de arma de fogo pela Guarda Civil Municipal está previsto no estatuto do órgão, por meio da lei complementar 3159, de 10 de dezembro de 2010, que autoriza o uso de armamento aos guardas civis municipais devidamente habilitados em curso de formação, obedecendo-se a critérios e procedimentos fixados em legislação própria e em regulamento específico. A arma de fogo deverá ser empregada em situações de extrema necessidade, quando não for possível conter a agressão de outra forma.