Na manhã desta sexta-feira, 26, os supervisores das unidades básicas de saúde (UBSs) participaram de uma reunião de alinhamento de processos na secretaria municipal de Saúde, na sede da Prefeitura. Na ocasião foram debatidos os fluxos de trabalho entre a Central de Regulação do município com a Atenção Primária, alinhamento de processos sobre cadastros de exames, consultas e procedimentos, inserção de dados nos sistemas, andamento das filas de espera e Ouvidoria do SUS.
As reuniões com supervisores das unidades são constantes nas rotinas de trabalho da pasta. “O objetivo é capacitá-los, ouvir as principais demandas, esclarecer dúvidas, alinhar processos e com isso, garantir melhorias na prestação de nossos serviços”, explica o médico regulador, Weverson Pedro.
Também foram debatidas estratégias para redução de absenteísmo (faltas) nas consultas especializadas e cirurgias eletivas. ”O número de pacientes que não comparecem aos procedimentos agendados é alto, e, por isso estamos buscando estratégias de melhorar a busca ativa e conscientizar a população da importância do comparecimento ou do aviso às UBSs da desistência da cirurgia ou exame, para que outro paciente ocupe o lugar na marcação”, afirma Ana Neiva, coordenadora de Regulação do município.
Participaram da reunião os supervisores de todas as UBSs, a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Duarte, o Gerente em Saúde, Rodrigo Gazeto, Dr. Weverson Pedro, médico regulador, a Coordenadora de Regulação, Ana Braga Neiva, os supervisores de Regulação, Renato Barros de Oliveira e Alessandra Ramos e a Ouvidora do SUS, Isabela Sousa.