Em duas reuniões, uma pela manhã e outra à tarde, na segunda-feira (29), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 90 Supervisores Pedagógicos das escolas que atendem os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), passaram por uma capacitação com o objetivo de orientar quanto à escolha dos livros didáticos a serem adotados em 2023.
No primeiro objetivo da ação, os profissionais foram capacitados com relação ao PNLD 2023 – Programa Nacional do Livro Didático, para que, juntamente com os professores de suas escolas, possam analisar e selecionar, dentre as obras das editoras que foram aprovadas pelo Ministério da Educação, a coleção a ser adotada em cada instituição de ensino. O processo é democrático e cada escola pode definir a coleção que melhor lhe convier, sendo que os professores são os principais agentes do processo.
A outra finalidade da ação foi capacitar os profissionais para a avaliação de desempenho em leitura dos os estudantes do 1º ao 5º anos. Esta atividade está sendo realizada no segundo semestre porque nesse momento do ano letivo as crianças, embora prejudicadas pelas restrições impostas pela pandemia da covid-19, já caminharam bastante no processo de aprendizagem e encontram-se em melhores condições de ser avaliadas.
Para este fim, a Secretaria cedeu aos supervisores material de trabalho, como a planilha de análise, a qual deverá ser empregada na avaliação da leitura dos estudantes nos próximos 30 dias. E com base nessa análise, a equipe pedagógica da Secretaria poderá auxiliar os supervisores e professores nas intervenções necessárias. “As capacitações tanto para o PNLD quanto para a avaliação de leitura são ações que garantem a qualidade do processo de ensino, sobretudo dos anos iniciais”, disse a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação de Santa Luzia, Cleusa Aparecida Santos Machado