Atividade foi realizada no II Encontro Formativo do projeto “Era uma vez…”
Supervisores pedagógicos da rede municipal de Ensino participaram do II Encontro Formativo do projeto de incentivo à leitura, “Era uma vez…”, realizado na última terça-feira (18), no Memorial Minas Gerais, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O objetivo desse evento foi apresentar aos profissionais o estado de Minas em sua pluralidade, uma vez que o tema do “Era uma vez…”, em 2023, é “Não perca este trem: uma viagem pela literatura de Minas Gerais”.
Os participantes tiveram a oportunidade de viajar não apenas pelas várias estradas do estado mineiro, mas também através do tempo. Divididos em grupos, eles assistiram a uma encenação de uma das reuniões dos Inconfidentes, conheceram um pouco do sincretismo religioso, emocionaram-se ao relembrar da infância na sala “A fazenda mineira”, entre outras tantas experimentações.
A visitação motivou os supervisores a levarem os estudantes para conhecerem as mineridades apresentadas no museu, enfatizando o pensamento do escritor mineiro, Guimarães Rosa: “Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais”.