A partir desta segunda-feira (11), as Unidades Básicas de Saúde de Santa Luzia passarão a prestar atendimento com cardiologista. Três especialistas, em revezamento, irão atender em cada UBS uma vez ao mês. O limite máximo de consultas diárias por UBS será de 15 consultas e a novidade é que deverá desafogar a fila de espera, que hoje conta com cerca de 2 mil pacientes aguardando marcação.
Com o novo serviço, será possível acompanhar os atendidos e analisar o quadro clínico em parceria com o médico da Saúde da Família (clínico geral da UBS) e também aliviar o Centro de Consultas Especializadas, minimizando a fila e o tempo de espera. “Nesta UBS temos uma demanda bem grande para atendimentos cardiológicos. Com o especialista aqui a cada 30 dias ficará mais fácil para os moradores do bairro, que para se consultar não terão de se deslocar muito. Também teremos maior controle sobre o retorno de pacientes que dependem de exames”, disse a gerente da UBS Bom Destino, Zilma Nogueira.
Na unidade, nesta segunda-feira (11) havia 12 consultas marcadas com o Dr. Andrei Pereira Pinto, que aprova a iniciativa: “É uma oportunidade de estarmos mais próximos destes pacientes e proporcionarmos maior conforto, já que evitamos os deslocamentos”, disse o médico. Ele esclarece que, por conta do cronograma, haverá dias em que atenderá em duas UBS, uma em cada período.
Os pacientes que estavam sendo atendidos também demonstravam satisfação: “Foi uma consulta muito boa, o médico foi bastante atencioso”, disse Ezequiel Rosa, de 66 anos, que há mais de um tentava marcar a consulta. Sua opinião era compartilhada por Adelina Sales de Abreu, de 73 anos: “Foi muito bacana. Ele foi atencioso. Farei os exames e retornarei em 6 meses”.