Prefeitura inicia atendimento de médico especialista na atenção primária a partir de abril
Uma demanda necessária para a saúde da população. A partir do mês de abril, as 26 unidades básicas de saúde começam a ofertar atendimento com médico cardiologista. Serão três profissionais para atenderem na atenção primária, desafogando uma enorme fila acumulada.
A medida faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, que consiste em oferecer consultas com especialistas nas unidades. Os postos já contam com atendimento pediátrico e psiquiátrico e a expectativa é que em breve também ofereça atendimento ginecológico.
Nesta quarta-feira (11), foi realizada uma reunião entre os médicos cardiologistas, a Coordenação da Atenção Primária e o Setor de Regulação para definir estratégias de atendimento e o protocolo clínico a ser seguido, de acordo com a necessidade de cada área de abrangência.
Os atendimentos nas unidades de saúde serão divididos de acordo com a demanda de cada região e permitirão que seja criada uma rede de atenção voltada à saúde cardíaca, com consultas e exames. Além de ter os profissionais mais perto dos pacientes, a iniciativa irá permitir um acompanhamento mais eficaz aos pacientes hipertensos e cardíacos, diminuindo agravantes como infartos e acidentes cardiovasculares.