Casos de febre maculosa têm sido registrados em alguns locais do Brasil. Os ambientes onde ocorrem as infecções variam segundo a região, mas áreas rurais e urbanas agregam a grande maioria dos casos.
A doença é causada pela picada do carrapato-estrela infectado, que pode ser encontrado em equídeos, bovinos, roedores (capivaras e outros), marsupiais (mamíferos de bolsa), cães e outros animais. Verifica-se que a população de carrapatos aumenta em determinada área em função da disponibilidade desses animais e de condições ambientais favoráveis (presença de pastos “sujos” e vegetação favorável ao crescimento e reprodução).
Para evitar a febre maculosa, é importante evitar locais com a presença de carrapatos (especialmente beira de rios, lagos e açudes) e deve manter-se distante de animais desconhecidos que podem estar parasitados, principalmente em áreas onde há a transmissão da doença.
Além disso, para áreas de conhecida infestação por carrapatos ou com risco de ocorrência de casos recomenda-se: uso de repelentes à base da substância Icaridina, que são eficazes na prevenção de picadas por carrapatos; uso de roupas de cor clara, vestimentas longas, calçados fechados (preferencialmente com meias brancas e de cano longo); uso de equipamentos de proteção individual nas atividades ocupacionais (capina e limpeza de pastos); evitar se sentar e deitar em gramados em atividades de lazer como caminhadas, piqueniques, pescarias, entre outros; examinar o corpo periodicamente, tendo em vista que quanto mais rápido o carrapato for retirado do corpo, menor a chance de infecção; se verificados carrapatos no corpo, retirá-los com leves torções e com o auxílio de pinça, evitando o contato com unhas e o esmagamento do animal; utilização periódica de carrapaticidas em cães, cavalos e bois, conforme recomendações do profissional médico veterinário.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que se você apresentar os sintomas iniciais da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e manchas vermelhas na pele, busque imediatamente atendimento médico em uma unidade básica de saúde.