A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde da segunda-feira (13) uma ação educativa na Escola E. E. Rose Haas Klabin, no bairro Santa Rita. Na ocasião, a equipe da Zoonoses, responsável pelo projeto Educação Continuada nas Escolas ministrou palestras par alunos do ensino fundamental com orientações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e chickungunya.
As ações de combate à dengue, zika e chickungunya são realizadas durante todo o ano e intensificadas durante o período sazonal em que o município apresenta um maior registro de notificações e casos suspeitos e confirmados.
Nos dois primeiros meses de 2023, Santa Luzia apresentou um aumento no número de casos confirmados de dengue e chicungunya, em relação ao mesmo período de 2022. Com base nos dados, a Prefeitura chama a atenção da população aos hábitos simples, mas importantíssimos no combate à doença, como os cuidados básicos em manter as plantas sem água nos pratinhos; evitar o acúmulo de lixo e entulho; recolhimento de tampinhas de garrafas, latinhas de todo o tipo, pneus, garrafas; cobrir as caixas d’água e os depósitos de água; limpar as vasilhas de água dos animais domésticos e retirar água acumulada em calhas e lages.
“É importante que além das ações de prevenção, os moradores permitam que os agentes de combate a endemias realizem nas suas residências as vistorias e eliminação dos focos do mosquito”, reforça a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Tomé.