Inicio » Cultura » Os Lados de Santa Luzia – Série de Entrevistas

Os Lados de Santa Luzia – Série de Entrevistas

18 de março de 2021

O projeto de entrevistas “Os lados de Santa Luzia”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia, tem o objetivo de apresentar aspectos da história do município a partir de um panorama que parte da oralidade. Esta iniciativa se desenvolve conjuntamente à Exposição Virtual “Imagens do Jornalismo Luziense: Santa Luzia através dos jornais”, que tem como base os registros escritos. Para as entrevistas, foram convidadas pessoas para tratarem de quatro frentes do o município: o Centro Histórico, o Distrito de São Benedito, o Parque Industrial e o Panorama patrimonial, buscando interseccionar estes espaços. Os entrevistados foram: Adalberto Andrade Mateus (Técnico de Gestão, Proteção e Restauro do IEPHA- MG e Membro da Associação Comunitária de Santa Luzia); Gustavo Villa (Historiador); Leandro Luiz Santos (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Luzia); e Rejane de Oliveira Nazário (Cientista Social).

Adalberto Andrade Mateus

Técnico em gestão, proteção e restauro do IEPHA-MG, membro da Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia e associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Adalberto também é autor do livro: “Santa Luzia: Atos de Proteção- Bens culturais tombados”, em que se dá ao ofício de dizer sobre o instrumento de proteção do tombamento para com os bens do município. Além de dizer um histórico dos bens em si, retoma o olhar sobre os órgãos reguladores e normativos incumbidos da proteção

Acesse o arquivo da entrevista com Adalberto Mateus

Gustavo Villa

Historiador pela PUC-Minas e autor do livro: Horizonte de eventos da Batalha de Santa Luzia. O livro relata um pouco da história do movimento liberal a eclodir em Minas Gerais em meados de 1842 e o marco do confronto da batalha ocorrido em Santa Luzia, onde as tropas opostas se enfrentam e dão relevo especial à cidade.

Acesse o arquivo da entrevista com Gustavo Villa

Leandro Santos

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Luzia

Acesse o arquivo da entrevista com Leandro Santos

Rejane Nazário

Cientista social, graduada em Ciências Sociais pela PUC Minas, cujo Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre “O processo de periferização na RMBH: Um estudo sobre os conjuntos habitacionais de Santa Luzia-MG.

Acesse o arquivo da entrevista com Rejane Nazário

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia