Inicio » Cultura » Visita do Imperador a Santa Luzia

Visita do Imperador a Santa Luzia

14 de abril de 2021

SANTA LUZIA – CIDADE IMPERIAL

A 06 de abril de 1881 o Imperador faz a primeira referência à cidade de Santa Luzia: ao longe, divisa a Igreja Matriz no alto de uma montanha, à margem direita do Rio das Velhas, onde navegava. Três dias depois, direciona-se para lá, descrevendo o caminho e a belíssima paisagem que se ergue nas colinas ao redor. Chega às 10h30 ao local, e não passam despercebidos diante de seus olhos, a Câmara, a casa de Misericórdia, os soldados, entre outras referências imediatas, até ser recebido e hospedado na casa dos Barões de Santa Luzia, àquela altura pertencente à filha do segundo barão. Esta casa, o Solar da Baronesa, que hoje abriga a Secretaria de Cultura e Turismo do município, foi elogiada por D. Pedro II como um lar hospitaleiro e estratégico, por possibilitar a visão da cidade e do cenário natural que tão logo o encantou. O desenho de próprio punho que fez da vista que se estendia à sua frente legou a nós o título de Cidade Imperial.

Texto: Mikaela Monteiro

Fonte: BEDIAGA, Begonha (Org.). “Diário do Imperador D. Pedro II (1840-1891)”. Petrópolis: Museu Imperial, 1999.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252