Inicio » Notícias » Audiência Pública discute Plano Municipal de Saneamento Básico

Audiência Pública discute Plano Municipal de Saneamento Básico

31 de julho de 2019

Sugestões para o plano ainda podem ser feitas pelo site oficial da Prefeitura até o dia 4 de agosto

Um momento de ouvir a sociedade sobre suas necessidades a respeito do abastecimento de água, tratamento de esgoto, drenagem e manejo de águas pluviais e destinação de resíduos sólidos. Foi esse o objetivo da audiência pública, realizada pela Prefeitura na noite da última terça-feira (30), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, para tratar sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.
Essa é a segunda audiência pública e teve o objetivo de reunir contribuições da sociedade civil organizada para elaboração do plano, que deverá orientar as diretrizes utilizadas em políticas públicas sobre o tema para os próximos 20 anos.
Para abrir o evento, o Vice-Prefeito Pastor Sérgio deu boas vindas aos presentes e falou sobre a importância da participação popular. “Esse é um passo muito importante para debater, discutir e ouvir a população, para sabermos quais avanços poderemos fazer no Plano Municipal de Saneamento Básico. É interesse de todos nós que o plano dê certo, por isso estamos aqui para ouvir quem de fato representa aqueles que precisam da execução desses serviços, que é a comunidade luziense”, disse.

Em seguida, o sócio-proprietário da Houer Consultoria e Concessões, empresa técnica que está elaborando o plano, Camillo Fraga, fez uma breve apresentação da versão preliminar, mostrando alguns dados do município e as metas a serem cumpridas dentro dos 20 anos, passando pelo fornecimento de água para 100% da população da cidade e a ampliação de captação e tratamento do esgoto, além de manter a destinação correta de resíduos sólidos, estudar maneiras de otimizar o descarte de resíduos especiais, trabalhar na drenagem pluvial para evitar as temidas enchentes e a criação de um Conselho Municipal de Saneamento Básico.
“Esse é o momento de definirmos o retrato que queremos para Santa Luzia. A cidade poderia estar em uma situação melhor. Se já tivéssemos tido esse debate, não estaríamos nesse ponto”, alertou o Promotor de Justiça da 6ª Promotoria, Marcos Paulo de Souza Miranda.
Agora, a equipe técnica fará a análise de todas as contribuições feitas durante a audiência e também pelo site oficial da Prefeitura (www.santaluzia.mg.gov.br). As sugestões ainda podem ser feitas até o dia 4 de agosto. Depois disso, o plano deve seguir como projeto de lei para a Câmara Municipal, para aprovação dos vereadores. Aprovado, o plano servirá de base legal para o novo contrato do município com a concessionária que será responsável pelo serviço de fornecimento de água e tratamento de esgoto em Santa Luzia.