Inicio » Notícias » Chá com as Matriarcas abre o Novembro Negro

Chá com as Matriarcas abre o Novembro Negro

26 de novembro de 2018

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a secretaria municipal de cultura está promovendo neste mês, o Novembro Negro, com o intuito de promover uma reflexão sobre a importância do tema. Trata-se de um projeto que tem o propósito de trazer visibilidade à ancestralidade histórica do povo negro, com um diálogo possível da comunidade africana e seu determinante papel na formação cultural da sociedade brasileira.

As atividades do Novembro Negro tiveram início com o Chá com as Matriarcas, que aconteceu na tarde do sábado (24), no Solar da Baronesa. Através de uma roda de conversa que contou com as presenças das Matriarcas dos Quilombos e também das Griôs e da Rainha da Guarda de Congo, o evento celebrou a tradição da oralidade e sua força enquanto instrumento de preservação da memória e da identidade, bem como seu legado nas formas de expressão e nos modos de criar fazer e viver, evidenciando o evidente papel da narrativa para o conhecimento guardado na memória de uma matriarca.

Ao final do evento todos confraternizaram com um chá da tarde para celebrar a preservação da memória e da identidade.

Como parte da programação do Novembro Negro, no dia 29 de novembro haverá um seminário envolvendo palestras, com os temas: O negro, o empoderamento da mulher negra e da juventude negra. A ação será realizada no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, a partir das 18 horas.

[huge_it_portfolio_id=”90″]