Inicio » Notícias » Destaques do esporte

Destaques do esporte

22 de agosto de 2018

Na manhã desta quarta-feira (22), cerca de 600 adolescentes concluíram o Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas, da Polícia Militar.
A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções da Igreja Batista Vida, no bairro Belo Vale com a participação de alunos quatro escolas da rede municipal de Santa Luzia.
O Prefeito Delegado Christiano Xavier e seu Vice Pastor Sérgio, os secretários municipais de Educação, Ermelindo Martins e de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Islande Batista, juntamente com outras autoridades do município, participaram desde momento tão importante na vida desses adolescentes.
As drogas são um problema de saúde pública e a solução começa com a adoção de práticas preventivas como essa. Anualmente, mais de mil crianças são atendidas pelo projeto.
Para o prefeito Christiano Xavier essa é uma iniciativa muito importante. “A Polícia Militar é um respeitado órgão de segurança pública. Com certeza as crianças se sentem mais motivadas a serem pessoas de bem. Precisamos da presença da Polícia Militar nas escolas e nas comunidades para que crianças e jovens vejam a polícia como uma aliada e incentivadora para colaborarem quando necessário”, destacou. “Esse projeto dá a capacidade dessas crianças se formarem grandes cidadãos. Hoje estamos vendo essa lição de cidadania, mas acima de tudo uma lição de vida, que ficará marcada para a história dessas crianças”, concordou o vice-prefeito Pastor Sérgio.
A pequena Ágatha Paula, de 10 anos foi uma das formandas. Segundo ela, os ensinamentos foram muito úteis. “Eu aprendi muita coisa. As drogas não levam à nada e quem segue esse caminho não tem futuro. É muito ruim e eu não gosto disso”, disse a menina.
Segundo o coordenador do programa, Sargento Alex, o Proerd consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.