Inicio » Notícias » Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente Prefeitura inicia recuperação do horto

5 de junho de 2019

A Prefeitura de Santa Luzia aproveita a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), para iniciar as obras de recuperação do Horto Florestal Municipal, que funcionou por 3 décadas, tendo chegado a fornecer 60 mil mudas por mês, de mais de 600 espécies entre arbóreas e ornamentais, para munícipes, produtores rurais e manutenção de áreas verdes.

O departamento, que em seus últimos 15 anos ocupou 20 mil dos 380 mil metros quadrados da Fazenda Boa Esperança, com entrada na Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, encontrava-se desativado desde 2013 e, abandonado, vinha sendo alvo de vandalismo. Agora, a nova administração fez de sua reabertura uma das metas de governo: “Dando início às comemorações de um dia tão importante, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente, a gente tem a satisfação de estar iniciando mais uma obra, que é parte de nossa proposta de governo” diz o prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier.

A produção de mudas pelo próprio município gera uma considerável economia de recursos à Prefeitura. E o restauro do local é fruto de medidas compensatórias firmadas com duas construtoras que têm empreendimentos na cidade. O novo Horto contará com irrigação mecânica e várias obras estão previstas: “Nós iremos fazer a recomposição de uma estufa de 400 metros quadrados, do almoxarifado, do refeitório dos funcionários, dos banheiros, do galpão de produção e de toda a área ao redor. Também faremos o fechamento do terreno”, enumera o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Geraldo Magela Ramires Costa.

De acordo com o cronograma da Prefeitura, a entrega do novo Horto deverá ocorrer dentro dos próximos 40 dias.