Inicio » Notícias » Revolução Liberal

Revolução Liberal

21 de agosto de 2018

Na manhã de ontem (20/08), Prefeitura de Santa Luzia participou com o Exército Brasileiro, da solenidade que marca os 176 anos do fim da Revolução Liberal, em monumento erguido no local em que ocorreu a última batalha: O muro de Pedras !! O evento contou com a presença do Prefeito Delegado Christiano Xavier, do Comandante da 4ª Região Militar, General Henrique Martins Nolasco Sobrinho, o Vice-Prefeito Pastor Luís Sérgio, entre outras autoridades, servidores municipais e membros da sociedade luziense.

A cerimônia cívico-militar começou no Solar da Baronesa, presidida pelo desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant. Estudioso sobre a revolução que terminou em terras luzienses, o magistrado discursou sobre a história, contando curiosidades ocorridas na época da revolução.
Terminando a primeira fase do evento, os presentes se dirigiram para o Sitio Histórico Recanto dos Bravos (Muro de Pedras), que serviu de trincheira para o combate. No local, foram homenageados com a Medalha Láurea Cruz do Combate de Santa Luzia o Deputado Federal Diego Andrade, representado por sua mãe Cléia Terezinha de Andrade; a juíza Edna Márcia Lopes Caetano, presidente do Foro de Santa Luzia e o Coordenador da Incorporação Patrulheiros da Paz, Celso Aquino Pereira dos Santos. “É uma data importante, não apenas para nós do Exército, mas para a comunidade e desde o ano passado, nós incluímos esse evento no cronograma de comemorações da Semana do Soldado”, disse o General Nolasco Sobrinho. “Essa data merece e precisa ser rememorada sempre, pois ali foi consolidada a ideia de democracia e república brasileira”, reforçou o general. “É um prazer enorme ser prefeito e participar desse momento de pertencimento de uma história tão maravilhosa, que cada vez nos dá mais vontade de lutar por uma cidade mais justa, mais organizada e honrar esse passado de luta tão importante para a história de Minas Gerais e do Brasil”, disse o prefeito, que garantiu que já existem projetos para reabertura do Museu Aurélio Dolabella. “Vamos resgatar a história perdida da nossa cidade. Em um breve espaço de tempo teremos nosso patrimônio histórico resgatado e poderemos levar nossas crianças para aprender e conhecer”.

[huge_it_portfolio_id=”6″]