Inicio » Notícias » Prefeitura entrega uniformes e equipamento de proteção Individual para agentes de saúde e endemias do município

12 de setembro de 2019

A prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou um encontro na manhã desta quinta-feira (12), no Auditório Central com os ACS ‘s – Agentes Comunitários de Saúde e ACE’s – Agentes de Combate a Endemias para entrega de uniformes e Equipamento de Proteção Individual – EPI’s. Há muitos anos, os agentes não tinham material adequado e de qualidade para realizar as visitas domiciliares, o que dificultava as atividades.

O kit distribuído contém bonés, camisas, coletes, capas de chuva, protetor solar, protetor labial, sendo que para os ACE’s foram entregues também bolsas e botas. Durante o encontro foram distribuídos cerca de 280 kits para todos os agentes que prestam serviço no município. O recebimento do material vai proporcionar mais agilidade, dinamismo e segurança no desenvolvimento das atividades cotidianas dos trabalhadores.

No evento, gestores da Secretaria Municipal de Saúde prestaram orientações importantes para os funcionários presentes no local. Foram apresentadas as leis federal e municipal que regulamentam a atividade dos ACS’s e ACE’s e explanadas as melhorias que o Executivo tem feito na área de saúde em Santa Luzia.

Presente no evento, o prefeito Delegado Christiano Xavier ressaltou a importância do trabalho dos agentes para a melhoria da qualidade de vida de toda população e falou sobre as melhorias que estão sendo feitas para maior eficácia dos trabalhos desenvolvidos no município. “Eles são nosso chão de fábrica, agentes importantes na saúde pública de Santa Luzia e queremos cada vez mais incentivá-los, prestigiá-los e modernizá-los. Falamos para eles sobre o projeto de lei que é de iniciativa do Executivo, que está em tramitação na Procuradoria do Município, que é o incentivo do prêmio por produtividade, anúncio do concurso público para categoria e confecção de plano de carreira para área de saúde. Eles aumentaram em 400 % o lançamento dos dados dos pacientes no sistema e-SUS, isso tudo reverte no incremento de receitas para o município e redução de doenças”, explicou o prefeito.

Claudinei Eduardo Ribeiro, Agente de Combate a Endemias no município considera o recebimento dos uniformes e kits de proteção de suma importância para a realização de seu trabalho. “É muito importante receber esse material, estávamos trabalhando sem o Kit há muito tempo, então era mais difícil ter acesso a casa dos moradores, e com o uniforme vamos ter o acesso mais fácil e vai ficar mais viável para trabalhar, facilitando o acesso à residência dos moradores com mais segurança”, disse.

Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, vereador Ivo Melo e os vereadores Neylor Cabral, Ticaca, João Binga, Luiza do Hospital, Waguinho Andrade, além de secretários municipais e funcionários da pasta.