Inicio » Notícias » Prefeitura lança Projeto Gestante Protegida para evitar os riscos da Zica

Prefeitura lança Projeto Gestante Protegida para evitar os riscos da Zica

23 de janeiro de 2020

Contrair o vírus zica na gravidez é o temor de todas as gestantes e das mulheres que estão pensando em engravidar atualmente no Brasil. Em face disso, a Prefeitura de Santa Luzia, através da secretaria de Saúde, realizou na tarde da terça-feira (21), nas dependências da Unidade Básica de Saúde Morada do Rio, um encontro com mamães e futuras mamães para conscientizá-las sobre os riscos de se contrair o vírus da zica durante a gestação e orientá-las quanto às formas de prevenção.

A iniciativa, batizada de Projeto Gestante Protegida, é do Departamento de Zoonoses em parceria com a Atenção Básica do município e a reunião, da qual participaram cerca de 12 pessoas, foi conduzida pelos educadores em saúde Fábio Tavares e Gisele Maria. Durante a atividade as mulheres presentes receberam, como cortesia da equipe da UBS, um ensaio fotográfico.

A infecção pelo zica durante a gravidez pode causar no feto uma malformação congênita chamada microcefalia e outras sequelas neurológicas. O zica é transmitido principalmente por mosquitos infectados das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus, os mesmos que transmitem a dengue e a chikungunya.

A partir de agora, os encontros para esclarecimento do Projeto Gestante Protegida serão realizados em todas as UBS, de acordo com o cronograma da secretaria de Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo fone: 31 3642-3836.