Inicio » Notícias » Hospital São João de Deus é reaberto com 50 leitos de retaguarda

Hospital São João de Deus é reaberto com 50 leitos de retaguarda

13 de abril de 2020

Inauguração é resultado de primeira fase da reforma para atender pacientes com Covid-19. Obras devem ser concluídas na segunda quinzena de maio

Depois de mais de 5 anos fechado, o centenário Hospital São João de Deus foi reaberto na manhã desta segunda-feira (13). A medida faz parte do plano de contingência da Prefeitura de Santa Luzia para evitar a proliferação do novo Coronavírus. São 50 leitos de retaguarda exclusivos para atendimento à pacientes vítimas do Covid 19 em Santa Luzia.

A Prefeitura promoveu uma força tarefa para adiantar as obras depois de decretar situação de emergência em saúde em decorrência da pandemia do novo coronavirus. A parte onde estão instalados os leitos ficará separada do prédio, pois o HSJD seguirá em obras até que possa funcionar em sua totalidade, o que ocorrerá nos próximos meses e com uma cartela completa de serviços médicos e cirúrgicos. A proposta é que o hospital seja referência na região metropolitana em modernidade, tecnologia e estrutura, obedecendo à todas as normas do Ministério da Saúde.

“Após concluídas as obras, o hospital vai oferecer uma grande estrutura, com bloco cirúrgico, reorganização da clínica médica e pediátrica, entre outras especialidades”, garantiu o Prefeito Delegado Christiano Xavier. A reabertura da maternidade, fechada em 2013, também está no cronograma do hospital e deve acontecer nos próximos meses, como garante a equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Com toda parte estrutural revitalizada, o HSJD conta hoje com uma nova estrutura elétrica e hidráulica, telhado completamente restaurado e adequação para receber os mais modernos equipamentos na área de saúde. Nesta semana, também começa a funcionar o laboratório que fica na entrada do hospital e atenderá a demanda interna da unidade e externa, seja por meio de convênio médico ou particular.

Vale ressaltar que o Hospital São João de Deus ainda não está fazendo atendimentos de demanda espontânea, apenas encaminhamentos feitos pela UPA São Benedito ou pelo Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto. “Estamos trabalhando para preparar a cidade para atender à população em meio a essa pandemia. Agora é essencial o empenho de todos nós. E quem puder, fique em casa”, reforçou a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Cristina DuarteTomé.