Inicio » Notícias » Prefeitura se prepara para campanha contra a pólio e sarampo

Prefeitura se prepara para campanha contra a pólio e sarampo

31 de julho de 2018

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nos dias 30 e 31 de julho um curso de capacitação para cerca de 100 profissionais que atuam na rede municipal de Saúde.

O objetivo foi preparar quem vai atuar na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, para que seja prestado um bom serviço aos munícipes. O treinamento foi realizado na sala do Conselho Municipal de Saúde.

Destinado a enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam nas unidades básicas de saúde, o treinamento tratou de informações importantes sobre o sarampo e sobre a campanha de vacinação. A programação abordou desde indicações e contraindicações da vacina até técnicas para casos de eventos adversos, como reação à vacina, por exemplo.

A campanha acontecerá no período de 06 a 31 de Agosto nas 26 salas de vacinas do município. O público alvo são crianças com idade entre 1 a 5 anos incompletos, faixa etária mais suscetível à doença. Além disso, todas as vacinas do calendário vacinal serão ofertadas para atualização dos esquemas vacinais de rotina e as vacinas tríplice Viral (contra Sarampo, Rubéola e Caxumba) e vacina Oral contra a Poliomielite serão ofertadas de forma indiscriminada nas faixas etárias.

A secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de levar o cartão vacinal.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF, após uma queda em 2016, os casos registrados de sarampo e poliomielite aumentaram em todo o mundo no ano passado. Como são doenças transmissíveis, que têm na vacina sua forma de prevenção, a baixa cobertura vacinal em alguns países contribuiu para a alta.

Dia D

O dia de mobilização nacional, o Dia D, será no sábado (18). Todas as 26 salas de vacinação do município estarão abertas das 8h às 17h para a imunização do público prioritário da campanha. É importante que pais ou responsáveis levem as crianças independentemente da sua situação vacinal, pois é importante checar se a caderneta está atualizada.
Mais informações pelo telefone: 3637 7833.

Hilton Rodrigues dos Apóstolos – Referência Técnica em Imunização