Inicio » Notícias » Projeto da Prefeitura ensina história a crianças do nível fundamental

Projeto da Prefeitura ensina história a crianças do nível fundamental

5 de junho de 2019

Por iniciativa da Prefeitura, alunos da Escola Municipal Etelvino Souza Lima assistiram, na manhã desta quarta-feira (5), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, a uma aula magna sobre os eventos históricos que se deram no bairro onde a escola está situada, o Córrego das Calçadas.

Todos os presentes, alunos e professores, estavam atentos ao que dizia o historiador, o promotor de justiça Marcos Paulo de Souza Miranda. Ele estava ensinando as crianças a valorizar o bairro onde estudam, contando a elas tudo o que ali se desenrolou em agosto de 1842, quando se deu a Batalha de Santa Luzia, entre as forças liberais e as legalistas. “A Revolução Liberal foi um acontecimento em âmbito nacional extremamente importante, que finalizou na região do Córrego das Calçadas. Por isso é interessante que os alunos conheçam esta revolução para valorizar a região onde moram. Disso decorrerá todo um projeto de conscientização”, diz a coordenadora de projetos da Secretaria da Educação Patrícia Alves da Silva Souza.

O evento faz parte do Projeto de Educação Patrimonial Luzias, organizado pela Secretaria da Educação em parceria com a de Cultura e Turismo e com o Ministério Público e, nesta primeira fase, está beneficiando cerca de 230 alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano.

Para o historiador, o promotor Marcos Paulo, a iniciativa desperta nas crianças a responsabilidade de zelarem pelo patrimônio público: “Quem tem o dever de guardar o seu patrimônio cultural é, em primeiro lugar, o próprio cidadão. O poder público tem as suas responsabilidades, mas essa proteção só será efetiva se as pessoas conhecerem e se apropriarem desse patrimônio. Com certeza, são eles os melhores guardiões”.

As crianças apreciaram muito a exposição: “Hoje eu fiquei sabendo um pouco mais sobre a revolução de Santa Luzia. É bem interessante, porque é algo que aconteceu na nossa cidade, coisas que a gente nem imaginava que teriam acontecido”, disse Eric Souza Salvado, aluno da EM Etelvino Souza Lima, no que foi seguido pela colega Ane Silva Ribeiro: “Santa Luzia é uma cidade maravilhosa, que tem muita história para contar, muitos locais preciosos. É muito incrível saber de coisas tão profundas sobre sua história”.

O secretário municipal de Educação, Ermelindo Martins Caetano, resume o espírito do projeto: “Se nós prepararmos os nossos estudantes para que conheçam o patrimônio cultural de Santa Luzia com certeza isso irá refletir nas suas famílias, nas suas casas e nós teremos toda a cidade envolvida e preservando o patrimônio cultural”.