Inicio » Notícias » Seminário discute a reinserção na sociedade do egresso do sistema prisional

Seminário discute a reinserção na sociedade do egresso do sistema prisional

28 de junho de 2019

Na manhã desta sexta-feira (28), mais de cem pessoas estiveram presentes no auditório da prefeitura para o seminário do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional, com o tema “Mobiliza PrEsp – O Egresso no Cotidiano Social”, promovido pela Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e em parceria com o governo do estado, através da Secretaria da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade.

Durante o evento foram discutidas políticas públicas que visam garantir o acompanhamento de homens e mulheres que retornam à vida em liberdade após experiência prisional, bem como de seus familiares, buscando favorecer o acesso a direitos sociais e promover condições para sua inclusão social. Estes egressos incluem cidadãos que estão em regime aberto, prisão domiciliar, livramento condicional, liberdade definitiva e familiares.

O PrEsp busca auxiliar o egresso de várias formas, incluindo obtenção de documentos, assistência social, acompanhamento de saúde, defensoria pública, educação de jovens e adultos e tratamento para dependência química. Dependendo do caso, o programa provê, ainda, cestas básicas e vales transporte. A adesão ao programa é feita de forma voluntária, através de encaminhamento  feito por entidade da rede dos municípios ou pelas unidades prisionais ou, ainda, por determinação judicial, nos casos em que os egressos comparecem ao PrEsp para assinatura do livro da condicional.

Estiveram presentes ao evento os secretários municipais de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Dr. Islande Batista, e o de Desenvolvimento Social e Cidadania, Wander Rosa de Carvalho Junior. Representando o estado, compareceu a subsecretaria da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade, Andreza Rafaela Abreu Gomes, que explicou aos presentes a importância do programa e concluiu dizendo: “Nosso desafio é construirmos, juntos, uma política pública de qualidade”.