Inicio » Notícias » SAMU de Santa Luzia contará com nova ambulância provida de médico

SAMU de Santa Luzia contará com nova ambulância provida de médico

4 de julho de 2022

Em reunião realizada na manhã da segunda-feira (4), na sede da Granbel – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que contou com a presença de representantes do Executivo luziense, o secretário de estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, comprometeu-se a fornecer a Santa Luzia, dentre outros municípios, uma nova ambulância para atendimentos de urgência e emergência. O novo veículo será uma unidade USA – Unidade de Suporte Avançado, o, que significa que contará com a presença de um médico e um enfermeiro em sua tripulação, bem como de um conjunto maior de equipamentos de suporte à vida.

Atualmente, Santa Luzia tem 4 veículos para operações do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, sendo que dois são reserva e dois estão constantemente habilitados, ou seja, disponíveis para atendimento. São veículos classe USB – Unidade Básica de Atendimento, que atuam com uma equipe composta por dois técnicos de enfermagem e um condutor/socorrista, a qual depende de instruções da Central de Regulagem para decisões críticas. Já a equipe que atuará na nova unidade será composta por um médico, um enfermeiro e um condutor/socorrista. A presença do médico e do enfermeiro assegurará maior poder de decisão e capacidade de intervenção no ato, com o consequente aumento da qualidade do atendimento nos casos de urgência e emergência.

“O novo equipamento será viabilizado por meio de um financiamento tripartite entre as três esferas de governo e sua chegada é aguardada para meados de julho de 2023, uma vez que no momento as montadoras estão com dificuldades em encontrar fornecimento para as peças que compõem os veículos”, disse a secretária municipal de Saúde, Nádia Tomé. Com a inserção da unidade Avançada, Santa Luzia terá, após 16 anos de espera, ampliação da frota. Já para alguns outros municípios da RMBH, a novidade representará a chegada de sua primeira ambulância.

Outro assunto discutido na reunião foi a situação do combate à pandemia de covid-19 na região. Com relação à obrigatoriedade do uso de máscara, ficou decidido que cada município tem autonomia para decidir sua regulamentação. Em Santa Luzia o uso não é mais obrigatório, mas é certo que reduz a transmissibilidade da doença – sobretudo em ambientes fechados e nos casos que afetam os públicos-alvos: hipertensos, doentes crônicos, idosos entre outros. O que é um parecer unânime das autoridades tanto estaduais quanto municipais é que o mais importante é a conscientização da população quanto à necessidade da vacinação – esta sim a medida que mais salva vidas. Atualmente, em Santa Luzia, estão sendo vacinadas com a 4ª dose as pessoas com 40 anos ou mais.