Inicio » Notícias » Assinado termo de adesão ao Programa de Regularização Fundiária do Governo Federal

Assinado termo de adesão ao Programa de Regularização Fundiária do Governo Federal

22 de junho de 2022

Meta de governo, o município de Santa Luzia tem dado passos importantes para garantir a regularização fundiária em diversos pontos da cidade. Nesta terça-feira (21), o prefeito Pastor Sérgio assinou o termo de adesão ao programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, do Programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal.

O termo será entregue ao Ministério de Desenvolvimento Regional ainda nesta semana. O município de Santa Luzia foi a única cidade da região metropolitana de Belo Horizonte selecionada através da Portaria 899 de 25 de março de 2022 para participar do programa e a localidade escolhida na primeira fase foi o bairro de Bela Vista. A proposta inicial abarca 700 unidades para serem regularizadas e mais 140 para melhorias habitacionais. A empresa proponente é a Legaliza e o próximo passo é a aprovação junto ao agente financeiro a respeito da viabilidade técnica e jurídica do processo. A previsão é que os trabalhos sejam iniciados até o mês de outubro.

O programa Casa Verde Amarelo tem além da produção Habitacional, outros dois programas: um de regularização fundiária urbana e outro de melhoria habitacional. Por meio deste programa, o município não vai arcar com nenhum valor para a aplicação do REURB e a empresa responsável por executar o processo vai ser responsável por fazer o levantamento dos valores junto à Caixa Econômica Federal. Haverá uma análise social dos beneficiados no caso do Bairro Bela Vista e os pagamentos serão feitos pela Caixa Econômica Federal ou algum outro órgão competente.

A regularização fundiária combate um problema histórico no Brasil ao possibilitar o acesso ao título que garante o direito real sobre a propriedade das famílias, oferecendo segurança jurídica, a redução dos conflitos fundiários, a ampliação do acesso ao crédito, o estímulo à formalização de empresas e o aumento do patrimônio imobiliário do País. Em Santa Luzia, existe atualmente em andamento processos de Regularização Fundiária que vão proporcionar a legalização de cerca de 20 mil moradias em diversos bairros da cidade.