Inicio » Notícias » Encontro discute estratégias de fortalecimento da produção de batata inglesa destinada à merenda escolar da rede municipal

18 de abril de 2024

Foto: Alexandre Nery

Representantes da Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Educação; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e produtores rurais locais se reuniram em um encontro para discutir estratégias de fortalecimento da produção no município de batata inglesa destinada à merenda escolar da rede municipal.

O evento, promovido pela EMATER e realizado na tarde de quarta-feira (17) em um sítio na Estrada dos Avendanha, bairro Córrego Frio, teve como objetivo incentivar o plantio e garantir o escoamento da produção dos agricultores, que será adquirida pela Prefeitura para complementar a alimentação dos estudantes das escolas municipais, UMEIs e entidades conveniadas, totalizando mais de 21 mil estudantes.

Foto: Alexandre Nery

A Prefeitura recebe 10 parcelas durante o ano do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinado à compra de alimentos para a merenda escolar. Em 2024, serão recebidas 3 parcelas totalizando R$ 909.393,00. Durante o exercício, no mínimo, 30% devem ser investidos em produtos da agricultura familiar.

No ano anterior, essa porcentagem foi superada em 12%, e a tendência é de aumento. “Nossa meta para 2024 é destinar 50% da verba do PNAE para a agricultura familiar”, afirmou Débora Oliveira Vieira, nutricionista responsável pela merenda escolar de Santa Luzia. Em 2023, foram feitos 24 contratos, sendo 20 com produtores locais e 4 externos. Neste ano, houve uma melhora, com 34 contratos locais e apenas 2 externos.

Foto: Alexandre Nery

Durante o encontro, os produtores foram incentivados a investir na produção, tendo em vista a garantia de compra pela Prefeitura. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Abastecimento e Agricultura também esteve presente, oferecendo o Programa de Apoio ao Produtor Rural, que disponibiliza tratores, operadores e implementos agrícolas. Representantes do Sicoob forneceram informações sobre financiamentos rurais.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Pastor Júlio Oliveira, aproveitou o evento para pedir a colaboração dos produtores com o Banco de Alimentos de Santa Luzia, que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade alimentar.

Cada agricultor, que atenda as normas do PNAE para fornecer à Prefeitura, poderá ter um contrato de até R$ 40.000,00 por ano. Esse valor fortalece o comércio local, uma vez que o dinheiro ficará dentro do próprio município.

Outro assunto discutido na reunião foi a Cooperativa dos Agricultores, que está em fase avançada de criação.