Inicio » Notícias » Evento discute ações de combate à violência contra a mulher

Evento discute ações de combate à violência contra a mulher

8 de agosto de 2023

Foi realizada nesta segunda-feira (7), pela Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Santa Luzia, uma ação de conscientização e prevenção deste tipo de violência. O evento realizado na Praça da Juventude, no bairro Cristina, atraiu centenas de pessoas, que tiveram acesso a vários serviços gratuitos. Entre eles, destacam-se emissão de documentos civis, carteira de identidade, além de aferição de pressão arterial, medição de glicose e atualização do cartão de vacinação, incluindo imunização contra a covid-19, meningite e gripe. Também foram ofertados testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite B e C.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Santa Luzia e a colaboração de diversas secretarias municipais, incluindo Desenvolvimento Social e Cidadania com a oferta de atendimento técnico por meio do CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CREAS e CRAM, além de assistência pelo CADÚNICO. As crianças também puderam se beneficiar do jogo Cuca Legal da Guarda Civil Municipal de Santa Luzia, que tem como finalidade orientar os pequenos sobre os cuidados no trânsito.

Uma dona de casa e artesã, que optou por não se identificar, participou do evento, beneficiando-se dos serviços de proteção e apoio a mulheres vítimas de violência doméstica. Ela ressaltou a importância do acesso aos serviços proporcionados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que, após receber suas demandas, providenciou encaminhamentos para órgãos especializados. “Sou grata pelo atendimento oferecido pela Prefeitura de Santa Luzia. Os encaminhamentos para outros órgãos, como o poder judiciário, foram fundamentais para resolver minhas questões. Minha vida mudou quando decidi pôr um fim nas situações de agressão”, afirmou.

A aposentada Silvia Bento aproveitou a ocasião para verificar a pressão arterial e fazer testes rápidos. “Essa iniciativa é muito interessante. Parabenizo todos os envolvidos pelo comprometimento no atendimento à população”, elogiou.

O evento também contou com serviços oferecidos pelo Ministério Público, FICA VIVO, Poder Judiciário, OAB, Polícia Civil e Polícia Militar. Durante a ação, a população assistiu a apresentação da banda da Polícia Militar de Minas Gerais e demonstrações de serviços realizados com cães farejadores.