Inicio » Notícias » Morador mais antigo do Centro Histórico completa 100 anos de vida

Morador mais antigo do Centro Histórico completa 100 anos de vida

1 de março de 2023

“Seu Antonio”, nome carinhoso pelo qual é conhecido o Sr. Antônio Nonato Carvalho, morador antigo do Centro Histórico de Santa Luzia, tem muitas histórias para contar. Nascido no dia 1º de março de 1923 na casa onde hoje funciona o hospital municipal Madalena Parrillo Calixto, único homem dentre 4 irmãos, casou-se com Dona Zizi em 1945, quando tinha 22 anos e ela 18. Dona Zizi – com quem teve 14 filhos, 11 dos quais ainda vivos – viria a falecer em 2013, aos 86 anos, mas seu Antonio segue lúcido, conversador e com a saúde possível para quem já deu cem voltas em torno do Sol.

Ele conta que pelos idos de 1939 mudou-se para Raposos, que depois voltou para Santa Luzia e morou na esquina da Rua Silva Jardim com Rua Bonfim e que por volta de 1960 mudou-se para o lugar onde vive agora, na Rua Bonfim, onde ao chegar plantou um ipê amarelo, o qual hoje segue lhe fazendo companhia. Seis anos depois, em 1946, abriu um comércio que ainda funciona e que sempre o tocou apenas com os familiares, sem nunca ter contratado alguém de fora. Ali ele já vendeu de tudo um pouco, tendo começado com um armazém, onde se vendiam cereais, confecções, tecidos, de forma que foi fornecedor até do Frigorífico Frimisa.

Uma das atividades pela qual seu Antonio é conhecido é a de Juiz de Paz, função que exerceu por 40 anos, tendo casado três gerações, tempo durante o qual também ajudou na conciliação de casais. Ele tem prazer em contar que quando chegou ao bairro a rua ainda era de calçamento e que em sua casa sempre havia gente, porque, dentre outros motivos, possuía um aparelho de TV numa época em que isto era raro – o que atraía toda a meninada.

Feliz, revela que já viajou muito, tendo visitado com sua esposa muitos dos estados brasileiros e feito, inclusive, viagens internacionais, como para a Argentina, o Paraguai e a Bolívia. Ativo, este luziense centenário ainda se preocupa com os destinos do país, tendo feito questão de votar nos dois turnos das últimas eleições. A Prefeitura de Santa Luzia deseja ao Seu Antonio um feliz aniversário e muita saúde e alegria pelos anos vindouros!