Inicio » Notícias » Prefeitura de Santa Luzia autoriza  compra de 400 mil doses da vacina russa Sputnik V e expectativa de entrega é para final de abril

12 de março de 2021

Prefeito Delegado Christiano Xavier permite reserva financeira para a compra dos imunizantes e garantir 100% da população vacinada

O município de Santa Luzia ofereceu a proposta de aquisição para a compra de 400 mil doses da vacina russa Sputnik V, que será analisada a disponibilidade de reserva para entregas, já que há uma corrida e municípios grandes e de todo o Brasil participam da corrida. A reserva financeira já foi feita e a expectativa é poder imunizar 200 mil pessoas, que é o restante da população a ser imunizada quando da chegada das vacinas russas, no final do mês de abril. A vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya, na Rússia, atingiu 91,6% de eficácia contra a Covid-19.

Segundo o Prefeito Delegado Christiano Xavier, “Assumi a cidade há 3 anos quebrada e devendo milhões de reais, mas hoje Santa Luzia tem nome respeitado do mercado e capacidade financeira para comprar essas vacinas porque fez uma gestão responsável e não deixaremos de salvar as vidas e retornar à normalidade por falta de recursos, e mesmo com esses investimentos na saúde entregaremos todas as obras planejadas. Se for possível e autorizado vamos comprar. Os protocolos e tratativas internas já passam pela Procuradoria e demais Secretarias para o cumprimento das formalidades legais e vamos realizar o pagamento conforme forem chegando os imunizante. Protocolos para a compra foram iniciados e a expectativa é que a remessa seja entregue em abril”, disse o chefe do executivo municipal.

O Prefeito já fez também contato com a Câmara Municipal, através do Presidente Wander Carvalho, que por sua vez contatou os demais vereadores que foram favoráveis às aquisições e prontos para eventuais medidas legislativas necessárias.

A decisão dos próprios municípios comprarem o imunizante foi possível após autorização emitida pelo Supremo Tribunal Federal em fevereiro deste ano, além de leis recentemente aprovadas.

Outras cidades da região metropolitana também já iniciaram o processo para aquisição do imunizante russo. O processo de aprovação da Sputnik V está em fase final. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aguarda apenas o recebimento de informações que foram solicitadas à empresa União Química, que representa a Sputnik V no Brasil.