Inicio » Notícias » Prefeitura divulga nova estratégia de vacinação contra a covid-19

Prefeitura divulga nova estratégia de vacinação contra a covid-19

25 de janeiro de 2024

A Prefeitura de Santa Luzia, seguindo orientações do Ministério da Saúde, está aderindo à nova estratégia de vacinação contra a covid-19 para o ano de 2024. A partir de agora, doses de reforço da vacina devem ser ministradas apenas para os grupos prioritários. Ou seja, entre a população geral, aqueles que já tiverem recebido no mínimo duas doses do imunizante não precisam de um novo reforço.

Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos também devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente a cada seis meses. Já pessoas vivendo em instituições de longa permanência; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente uma vez por ano.

Vale ressaltar que, a partir dos 5 anos de idade, as doses de reforço só são recomendadas para quem faz parte de algum grupo prioritário, respeitando a determinações para cada grupo um.

A vacina contra a covid-19 passou a ser considerada vacina de rotina e, por isso, todas as doses deverão ser registradas no e-Sus. Não deixe de se imunizar. Vacinas salvam vidas!