Inicio » Notícias » Prefeitura realiza entrega oficial de van para tratamento fora do domicílio

Prefeitura realiza entrega oficial de van para tratamento fora do domicílio

18 de abril de 2024

Foto: Alexandre Nery

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (18), no pátio da administração municipal, a entrega oficial de uma van para transporte de passageiros que fazem tratamento médico fora do domicílio. O veículo modelo Renault Master Raytec adaptada PCD ano 2023 tem capacidade para transportar confortavelmente 10 passageiros, além de espaço para cadeirante. A aquisição do veículo é proveniente da destinação de uma emenda parlamentar da Deputada Estadual, delegada Sheila.

O veículo destina-se ao transporte de pacientes luzienses que necessitam se deslocar para fora do município para realizar diversos tratamentos, sobretudo hemodiálise, por meio do TFD – Tratamento Fora do Domicílio, que tem como objetivo garantir, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem.

Foto: Alexandre Nery

Presente no evento, o prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio, expressou sua gratidão aos servidores que prestam serviço de motoristas no transporte de passageiros e ressaltou a importância do serviço no município. “Tudo na saúde é essencial, é muito importante prestar esse serviço para quem realmente precisa. Estamos cuidando com muita dedicação e carinho da população da nossa cidade”, ressaltou. Também participaram da cerimônia gestores da saúde, assessores parlamentares e membros do Conselho Municipal de Saúde de Santa Luzia.

Para solicitar o serviço junto ao município, é necessário que o paciente ou seu familiar faça um cadastro na Secretaria Municipal de Saúde. Após o cadastro, os dados serão analisados pela assistente social da pasta, que tomará todas as providências necessárias. Atualmente pra a prestação deste serviço, a administração municipal dispõe de 12 vans, sendo sete contratadas e cinco pertencentes à frota própria da cidade.